Sem método, sem consistência; sem consistência, sem organização.
Mas quando você trabalha com um sistema, você passa a ter objetivos claros e sabe diferenciar projetos de tarefas; o que é pra agora e o que é pra depois.
Um sistema te dá direção e te deixa muito mais motivada pra seguir seus objetivos. Você deixa de ser uma cumpridora de tarefas e passa a ser uma pessoa que trabalha em prol de seus objetivos.
E os benefícios deste tipo de abordagem são imensos.
Exemplo: sua lista de tarefas fica muito mais organizada. Além disso: você organiza suas tarefas por contexto: trabalho, casa, pessoal… Você separa e consegue selecionar no que trabalhar em cada momento, de acordo com suas prioridades.
Assim, você consegue separar as tarefas de hoje, da semana e do mês, focando o que precisa da sua atenção agora. Não serão mais 50 tarefas desconexas que vão exigir sua atenção, mas 10 focadas. Isso tira a sobrecarga e reduz a ansiedade e o estresse.
Além disso, um bom sistema de organização te dá a tranquilidade de saber que, as tarefas nas quais você não está trabalhando agora, serão atendidas depois no momento adequado, pois todas elas vão estar organizadas no seu devido lugar.
Outro ponto muito importante é o momento de decidir sobre as coisas. Não é sair realizando uma série de tarefas, apenas para fazer mais coisas. É trazer intenção pro que se faz. A partir de sua atenção sobre o que é mais importante, o que é preciso fazer agora?